terça-feira, 9 de agosto de 2011

Hilbert


David Hilbert é um dos mais notáveis matemáticos, e os tópicos de suas pesquisas são fundamentais em diversos ramos da matemática atual.
Brilhante matemático alemão nascido em Königsberg, na Prússia Oriental, hoje cidade de Kaliningrado, Rússia. Renomado professor de geometria euclidiana em Göttingen. Doutor pela Universidade de Konigsberg (1884), onde também foi professor (1886-1895), depois se mudou para a Universidade de Gottingen (1895-1930), onde deu continuidade à brilhante tradição matemática de Gauss, Dirichlet e Riemann e transformou a universidade em foco permanente de atenção por suas idéias inovadoras nesse campo de estudos.
O Programa de Hilbert foi uma proposta, feita em 1921 pelo matemático alemão David Hilbert, de reformular as bases da matemática de forma rigorosa, partindo da aritmética. Segundo ele, toda a matemática poderia ser reduzida a um número finito de axiomas consistentes. Assim, qualquer proposição da matemática poderia ser provada dentro desse sistema (e o sistema seria dito completo). No entanto sua teoria foi contrariada quando Kurt Godel em 1931 demonstrou seu teorema da incompletude que o sistema de Hilbert é imcompleto, ou seja, no sistema existem problemas “indecisíveis”.

Notável na teoria dos números reais, geometria, topologia, equações diferenciais, cálculo de variações e outros campos, sua consagração definitiva veio com a publicação Grundlagen der Geometrie (1899)(livro que modernizou a axiomatização da geometria, considerado o sucessor de Principia Mathematica de Isaac Newton) , traduzido em vários idiomas, a apresentada no Congresso Internacional de Matemática de Paris (1900), uma coleção de vinte e três problemas conhecidos como problemas de Hilbert, problemas estes que revolucionaram o desenvolvimento da matemática do século passado.

Divulgou um importante trabalho sobre equações integrais (1909) de grande importância para o desenvolvimento da matemática do século XX, criando a análise funcional. Também desenvolveu o espaço infinito-dimensional, hoje chamado espaço de Hilbert. Foi premiado com o Mittag-Leffler da Swedish Academy (1939) e morreu em Göttingen, Alemanha
.
Além da sua indubitável contribuição para a matemática, seu trabalho teve grande importância no desenvolvimento da física moderna. Sua matemática é tão abrangente que serviu de base para a teoria da relatividade de Albert Einstein (bases quadráticas), para a teoria quântica (Espaços de Hilbert), para a teoria cinética dos gases e para a física-matemática.
“Pode-se medir a importância de um trabalho cientifico pelo numero de publicações anteriores tornadas supérfluas por ele”- David Hilbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário